História Concreta da Arte Humana - Prólogo 2
Lembram daquela moça magrinha, pequenininha, cheia de sardinhas, o nariz arrebitado, que entrou aqui de fininho como quem não quer incomodar? Foi isso há dois posts atrás, no “Prólogo”.
Pois é. Prólogo que se preze é o que vem antes de qualquer coisa, e é precisamente essa qualquer coisa o que agora apresento. É que, sabendo das visitas semanais da menina, me pus a imaginar uma continuação necessária para o caso, e aqui a tenho numa saída não muito insuspeita: a garota gosta de arte – recapitulemos -, desce da Região Serrana toda semana para uma aula de história da arte no Rio, me chega aqui abrindo livros e mais enciclopédias de toda sorte de pinturas, instalações e edifícios. Como não poderia eu estar pensando em arte?
E penso mais: penso que todos os seres humanos são por natureza péssimos críticos de arte, exatamente por serem humanos e, portanto, sujeitos. Pois os livros da menina não cansam de assegurar a importância de um julgamento objetivo por parte do crítico, que o crítico não deve levar em conta seus sentimentos e histórias pessoais ao julgar as artes, e não deve adotar critérios subjetivos, e jamais deve escrever em primeira pessoa, e que deve evitar adjetivos como “bom” ou “ruim”, “feio” ou “bonito”, e por aí vai, até ficar praticamente certo que o crítico, no seu afã de objetividade, é aquele que abre mão de sua natureza carnal para se converter num monte de cimento, num tijolo, uma parede. E sendo eu justamente isto – cimento, tijolo, parede – sou, pela lógica, o crítico ideal. Ou assim me autoproclamo.
Pensei por isso na boa idéia que seria brindar a humanidade com meus brilhantes e ideais julgamentos numa história definitiva da arte humana. Penso numa história que, traçada por um monte de concreto, seja inteiramente concreta. Dona de uma objetividade total, visto que totalmente arquitetada por um total objeto – e o que é mais objetivo que uma parede? –, desejo uma história que ponha fim a todas as pendengas e gritarias promovidas ao longo dos séculos por críticos enfurecidos e descabelados, sem dúvida incapazes de uma frieza implacável como a do meu cimento. Pensei chamá-la “História Concreta da Arte Humana”, mas ainda não estou muito certo. Na verdade, aceito sugestões.
O único problema é que o que eu imaginava ser só um parágrafo introdutório acabou virando um post inteiro, e agora estou cansado para continuar. Fique valendo esse texto de segundo prólogo então, ou prefácio, se quiserem. Havendo gente que escreve livro até com quatro prefácios, acho que dois prólogos não vão mal.
E declaro: estou pronto a apresentar nos próximos dias minhas meditações sobre os templos gregos, matéria do primeiro capítulo da série. Aguardem.
Pois é. Prólogo que se preze é o que vem antes de qualquer coisa, e é precisamente essa qualquer coisa o que agora apresento. É que, sabendo das visitas semanais da menina, me pus a imaginar uma continuação necessária para o caso, e aqui a tenho numa saída não muito insuspeita: a garota gosta de arte – recapitulemos -, desce da Região Serrana toda semana para uma aula de história da arte no Rio, me chega aqui abrindo livros e mais enciclopédias de toda sorte de pinturas, instalações e edifícios. Como não poderia eu estar pensando em arte?
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11 Comments:
Gostei muito!! Fico imaginando uma crítica concreta da arte, deve ser engraçado. Como seria o julgamento estético plenamente objetivo?
Será possível apreciar uma pintura de Leonardo sem envolvimento? Como criticar descrever o quadro mais famoso do mundo como "a figura de uma mulher sentada, de braços cruzados e um cenário rochoso e assimétrico atrás"?
BIOGRAFIA CULTURAL
Olá, meu nome é Carlos Roberto de Souza (pseudônimo: Agamenon Troyan). Nasci na cidade de Machado/MG, em 1964. Sou autor do livro de poemas & contos (O Anjo e a Tempestade), editor da (Revista do Cinema Machadense (1911-2005 e do Fanzine Episódio Cultural ), uma publicação bimestral, distribuição gratuitamente no sul de Minas e em outros estados. Em breve será distribuído em Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde (África).
Convido a todos a participarem nas próximas edições do fanzine enviando textos de cunho cultural. Participem! Divulguem os seus trabalhos gratuitamente.
Contato: machadocultural@gmail.com // carlostvcdr@yahoo.com.br
Vídeo do lançamento da minha revista no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=msoR2iUr-8M
Blog do Fanzine Episódio Cultural:
http://www.fanzineepisodiocultural.blogspot.com
Meu Orkut:
http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=5139852101387050511
Minha comunidade (O Anjo e a Tempestade):
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=50249848
Minha Filmagem (O Museu de Paraguaçu):
http://www.livevideo.com/tarokid2003
"A mais alta, assim como a mais baixa, forma de crítica é uma autobiografia."
Uma boa discussão com o prefácio de "Dorian Gray" daria mais um interessante Prólogo. Que tal? Rs.
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Está bem, ótimas palavras, gostei bastante, mas pare de escrever sobre minha menina da Glória. Obrigado.
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